Elemento Ar - Aonde as Palavras ganham Asas
- Cristina Marques

- 16 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

O ar está espalhado por toda a superfície da terra, seres da superfície e do alto, em que se enxerga longe e de longe, enamorando o horizonte na ânsia do por vir e no intento de se alcançar o inimaginável. Mas o ar também ganha força e abundância quando se está mais pertinho da gente, já que acima ele é rarefeito, e gosta mesmo é de pessoas e de quando o som pode ser escutado e falado. Porque se diverte com isso: com o som, com a palavra, com a informação, adentra como numa inspiração e se mistura, e se transforma em pensamento, aonde as palavras ganham asas.
Na Astrologia os signos do elemento ar são Gêmeos, Libra e Aquário. Portadores de uma mente fértil, de palavras jogadas ao vento e que se esparramam como flores de visitas e germinam aonde forem pousar. Para se sentirem vivos, precisam do mundo das palavras e dos conceitos: algumas mais faladas, outras estudas e outras captadas. E, como quando se conta um conto aumenta um ponto, o ar está em eterno fluxo. E, nessa condição, as palavras têm o poder de criar ou de destruir. E são tão sutis e fortes ao mesmo tempo que como uma inspiração do ar, adentra tudo, modificando o nosso corpo, as nossas emoções e as nossas ideias. Por isso, capaz de mudanças individuais, sociais e históricas, fazendo a evolução cultural. São os três “P´s”: pessoas, palavras, pensamentos. Nunca individualizados, mas coletivos e socializados.
Os signos de ar nos traz a percepção da inteligência da mente humana, curiosa, capaz de inventar a partir dos seus próprios pensamentos e criar habilidades, projetando o futuro no horizonte. São os conceitos e as ideias movendo o mundo das relações e das transformações sociais. É o campo das ideias que, quando nas milhares de gente vira conceitos-realidades, e acabamos acreditando neles. Daí a mentira, daí a invenção, e daí a verdade que precisamos da palavra para compreender o mundo e nomeá-lo e, assim, significá-lo e ressignificá-lo.
E nessa (res)significação de como o mundo deveria ser de acordo com as palavras, os signos de ar sofrem com a Indignação e podem ser severos ou justos julgadores, porque a palavra precisa ser dita, expressada e o alvo são pessoas, objetos ou atitudes. Com definições claras do certo e do errado, tanto de questões individuais quanto coletivas.
E com isso, apesar de não parecer, devido à se divertirem de estar com gente, os signos de ar são conhecidos por serem frios e impessoais, porque se relacionam a partir de suas próprias cabeças e das noções do certo e errado, e não se dão muito bem com sentimentos, já que não conseguem racionalizá-los. E podem, inclusive, afetar-se por não considerar seu próprio corpo físico, emocional e as necessidades mais básicas e instintivas, suas e as dos outros.
Excesso de ar no mapa pode acontecer como um balão de gás e se ir muito alto, longe do chão, e se tornar pessoas pouco práticas e desconectadas da realidade. Um ar com excesso de mobilidade, ocasionando dispersão, falta de direção e concentração.
Falta de ar pode tornar a pessoa um pouco mais introvertida e solitária, e a vida um pouco sem graça e dura, já que os devaneios fazem a mente voar e projetar realidades e, por vezes, é saudável sair um pouco dela.
Para quem tem excesso de ar, estar em contato com elementos opostos: água e terra. Então, mergulhar, fazer pranayamas e exercícios respiratórios, caminhadas e corridas com estratégia e objetivo. Colocar as mãos na terra e desfrutar do mundo mais sensorial da natureza, massagens para adentrar no próprio corpo, rsrsrs.
Para quem tem falta, encher balão, assoprar, brincar com bola, sentir o vento, abrir os braços e receber. Procurar se informar e aprender a se interessar pelas palavras que chegam.
O ar tem um encanto todo especial de imaginar o não visível pois, ao final de contas, quem nunca desejou voar?
Cristina Marques - Hora Estelar

_edited_edited_edite.png)
%20(1).png)



.png)
.png)



Comentários