Elemento Terra - Solidez e Substância da Realidade
- Cristina Marques

- 23 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

É impressionante observar a força da Terra, escura, cheia de substâncias ocultas nutridoras que jazem sob uma cadeia diversa e surpreendente de corpos. Vidas materializadas em plantas, animais, tudo que é tipo de seres. Mas corpos que tiveram uma origem, que vieram de algum lugar, ou melhor, de um lugar que foi capaz de nutrir e possibilitar que a rica vida surja e se torne visível, aparente.
Experimente pegar um torrão de terra, aparentemente sem graça, mas com uma força tremenda capaz de gerar e gerar, gerar riqueza, multiplicidade, aonde tudo que é material pode crescer e vir a se tornar realidade.
Sim, a terra tem presença, é aparente. E podemos viver ela em sua intensidade a partir dos cinco sentidos: as cores das flores e dos frutos, os sabores do alimento, o cheiro da canela e da lavanda, acariciar o pelo de um gato. O prazer proporcionado com o que se compra com o dinheiro.
A terra-matéria-corpo é Sensual. Sim, o elemento Terra tem os 3S´s: Sensual, Sólido, Seguro. E na Astrologia os três signos de Terra são Touro, Virgem e Capricórnio.
Dotados de uma palavrinha-chave que se chama LIMITE, reconhecem os limites e se tornam seguros com isso: o limite do tempo para que as coisas ganhem corpo e os resultados apareçam, o limite do tangível para organizar e alcançar objetivos concretos e que ganhem forma nesse mundo.
Ser terreno é ser forte o suficiente para enfrentar a vida como ela é. Devaneios não é sua praia, gosta mesmo é de andar com os pés no chão e bem firmes, lentos e medidos. Por isso, a cautela, a previsão, a paciência, afinal de contas, para se concretizar algo que perdure é preciso respeitar o ritmo. São dados a trabalhos que exijam esforço, disciplina, responsabilidade.
Assim, a terra não gosta de ser apressada e a urgência pode destruir o delicado crescimento das coisas vivas, prezando mais pela segurança do que pela aventura.
Muita Terra no Mapa Natal pode haver falta de idealismo e acreditar e valorizar por demais somente o mundo aparente. Deveria se conectar com o fogo, não apenas pela sua utilidade, mas a luz que pode ser vibrante. E os devaneios das palavras e de pensar o futuro, permitindo-se, por alguns instantes, sonhar seus sonhos malucos, mesmo que na prática não venham a acontecer.
Pouca Terra no Mapa, dificuldade de concretizar seus objetivos, plasmar e desfrutar do mundo material: básico, simples e terreno, e também podem ter pouca paciência da espera. Conecta-se colocando os pés no chão, plantar comestíveis e esperar os frutos amadurecerem. Lidar com o mundo das sensações tão grandemente ofertados pela natureza, esta terra que já está: rica, abundante e disponível. Além de cuidar materialmente dos objetos que se tem e preservá-los.
O signos do elemento terra nos ensinam a força do tempo, a força do esforço, e que a realidade só existe se formos capazes de materializá-la, além de aproveitar o que já é e está, gerando um profundo deleite e sensação de que não se precisa muito mais para ser feliz, apenas desfrutar dessa diversa materialidade.
Mãos fortes que produzem, que engrossam, que ganham os sulcos do esforço do seu trabalho, que sentem prazer em arregaçar as mangas e sujar as unhas. E produzir é gerar riqueza, e riqueza permite escolher o que se quer e a realidade que se quer viver.
Cristina Marques - Hora Estelar

_edited_edited_edite.png)
%20(1).png)



.png)
.png)



Comentários