Capricórnio, o Esforço em tempos Escassos
- Cristina Marques

- 12 de dez. de 2020
- 3 min de leitura

Seguindo a série Signos - no Jardim das Estrelas, já adentramos em Sagitário na esfera do social, e a comunidade rural se beneficiou com os ensinamentos esperançosos dos Sagittas, em tempos gelados, aquecendo seus corações e mentes. Início do Inverno, olha-se nos campos e há Escassez, é preciso começar a cortar algumas necessidades e ficar com o Essencial a fim de Sobreviver. Capricórnio enxerga a dura realidade e com seu próprio esforço e disciplina, com o pouco que há, é capaz de conseguir muitíssimo, com paciência e perseverança. É preciso se virar, não há tempo a perder.
Com árduo trabalho, as ferramentas são consertadas, a lenha ordenada para abastecimento, os locais de armazenamentos de alimentos são organizados e há um planejamento de comida para que perdure ao longo dos tempos frios, tudo é calculado, preciso, e há que suportar as dores e os sofrimentos, as próprias necessidades e o prazer em prol de um objetivo muito maior, de longo alcance.
E assim o Caprica é, a sua energia é concentrada para dar forma aos seus objetivos, minimizando as necessidades e a contração obriga a deixar de lado tudo aquilo que não for essencial, é preciso prever e estruturar. E três palavras-chaves que começam com A: AUSTERIDADE, AUTO SUFICIÊNCIA e uma outra tão falada nas questões ecológicas - AUTO SUSTENTABILIDADE. Sim, é perceber que não precisamos ser tão abundantes, é cortar excessos para ser autosuficiente e saber fazer as coisas e se virar sozinho, e porque é preciso em prol de um social-ambiental.
Capricórnio pode ser sinônimo de Escassez, e nesse sentido há que se deixar de lado coisas que não são essenciais para seu crescimento pessoal. A autosuficiência é saber cuidar de si mesmo, é a capacidade de colocar-se no mundo com o mínimo de dependência do seu entorno, a partir do seu próprio esforço. Por isso os amantes do prazer e das coisas boas da vida podem dizer que é um signo sério e duro, um pouco “triste”, solitário. E aqui vem outra palavra: SOLIDÃO, que é essa capacidade de se virar sozinho, fazer-se forte e suportar, NÃO PEDIR nada a ninguém porque sabe se virar. Sabe aquela frase: “meu filho sabe se virar sozinho” por isso o signo da MATURIDADE. Só que Planetas e Casas em Capricórnio só se sentem bem com a idade, como aquele bom vinho que fica melhor com o passar dos anos. Porque para se virar sozinho, na biografia de uma vida, depende da EXPERIÊNCIA concreta da REALIDADE e da conquista pelo seu PRÓPRIO ESFORÇO. E até então podem se sentir não preparados se não derem seus passos concretos e firmes.
Do lado negativo, a realidade pode se quedar um pouco cinza mesmo, solitária, em que o prazer e a diversão são colocados de lado, mas por outro, quando se adquire essa autosuficiência, pode também realizar grandes sacrifícios e ser pilar de apoio para muita gente: instituições, trabalho, vínculos. E ser reconhecido pelo que se FAZ, pelo que conquistou SER, não de maneira intimista, mas por todos, e admirado por poder extrair forças de poder contar consigo mesmo e dar apoio não somente a uma, mas a muita gente, inclusive de maneira impessoal.
Como aquela pessoa que ficou na comunidade rural, arregaçou as mangas, trabalhou de sol a sol, e manteve seu compromisso de prover aos outros.
Cristina Marques - Hora Estelar

_edited_edited_edite.png)
%20(1).png)



.png)
.png)



Comentários