top of page
Instagram
Whatsapp

Fogo - A chama que Arde a partir de Si


ree

O elemento fogo é uma luz surpreendente na vida, possuidor de um encanto que fascina, que atrai, que domina e dá medo e respeito, e que quando utilizado com intencionalidade é capaz de criar algo novo.

É essa chama que arde sem saber, é essa chama que se alastra e expande os limites da realidade e oportuniza luminosidade ao que é apagado e sombrio. Ele não se esconde, ele se mostra, e assim o que está à sua volta “ganha” cores.

Na Astrologia, os signos de fogo são representados por Áries, Leão e Sagitário.

O fogo está pronto para a Ação e para criar realidades a partir do Eu, de uma vontade que quer mais, e que não se contenta com o limite.

Por isso, signos que precisam de liberdade para se auto-expressar, se auto-afirmar, para se movimentar. Quando se sentem limitados, ficam com ressentimento e raiva que é capaz de se autoconsumir e de destruir afora, porque o que o fogo quer é queimar e se alastrar.


É preciso aprender a domesticar o próprio fogo e desconfiar do seu potencial destrutivo. O Eu não teme o perigo porque enxerga a partir de si, de sua própria vontade e, por isso, o fogo agindo apenas com sua subjetividade pode acabar, às vezes, “quebrando a cara” e ter que aprender na “marra” com experiências difíceis, e se enredam ali pois são motivados por profundo entusiasmo de seguir adiante e viver intensamente.


Como o fogo é dinâmico eu diria que suas palavras chaves são os três “I´s”: Impositivos, Impacientes e Impulsivos. Movimentam-se pela subjetividade e levam os outros consigo, com sua visão do novo e do aporte do querer. O que pode magoar pessoas mais sensíveis e pressionar as mais lentas. E quando bem utilizado, empurrar para que as coisas aconteçam, porque para eles, nada é difícil, tudo é uma questão de atitude.


Tem êxito quando o fogo é domesticado, pois é capaz de criar algo novo que saia do banal, dar estímulo a si e aos outros, ter a coragem de confiar no seu próprio “taco” e automotivar-se, porque são portadores da chama e não temem se colocar.


Muito fogo no mapa natal pode ser impositivo e autoritário, “se achante”, ser levado por excessos, orgulhoso e com intolerância.

Falta de fogo pode ficar com baixa autoconfiança, meio deprê e parado, envergonhado e com falta de vitalidade e energia.

Quem tem excesso de fogo, domestique-se e vá tomar um banho de água fria para se acalmar e se centrar, colocar os pés no chão e andar descalço também é muito bom. Quem tem falta de fogo sempre procure estar em contato com o sol, com a luz, com velas e fogueiras.


Quando se consegue utilizar a energia do fogo, ahhh, a vida ganha cores vibrantes, os “algariados”, entusiasmados, prontos para o que der e vier (se for de acordo com a sua vontade, é claro), movimentando a roda e criando novas formas de expressão no mundo a partir de si.


Cristina Marques - Hora Estelar


Comentários


bottom of page