top of page
Instagram
Whatsapp

Sagitário - O Viajante na busca por melhores Paisagens


ree

Em escorpião a terra adquiriu quietude, silêncio e segredos, reservando na adubação do solo “morto” uma nutrição, e agora é chegada a vez do signo de Sagitário. E, a partir daqui, começarei a descrever os quatro últimos signos do zodíaco que tem a ver com o social. Como já havia falado antes, as qualidades dos signos tem a ver com as imagens da natureza e do ser humano do ponto de vista do hemisfério norte. Então convido a vocês a imaginarem uma comunidade rural antiga, vinda de um lugar em que fazia bastante frio.

No final do outono a adubação aconteceu, as sementes foram enterradas. E agora as pessoas estão reunidas em seus lares na frente das lareiras. Algumas mais sábias da tribo ensinam e dão conselhos contando histórias de aprendizagens e de experiências. Outras observam que na terra aonde se está não há nada a se fazer e a comida pode ser escassa, então partem em busca de melhores paisagens em terras longínquas, na esperança de trazer alimento de fora.

O signo de sagitário é assim, muitos “E´s”: Ensinar lições de vida, Experimentar novos Estímulos, Explorar novos Ambientes, sejam eles físicos ou mentais. E isso tudo tem a ver com mais uma palavra que começa com E: Expansão. Encaram a busca com otimismo, vitalidade e com sentimento de confiança e fé na vida, que o melhor está por vir. Também nessa Expedição podem se tornar crédulos demais de que tudo irá dar certo, não enxergando com olhos de realidade e negando as frustrações, a dor e as dificuldades e quando vê já se meteu (ou aos outros) em enrascadas, furadas. Se dá conta que a terra está árida e coberta com neve. Ou simplesmente ignorar e fugir para novos estímulos, deixando as coisas simplesmente tomarem seu rumo. Como aquele viajante que saiu da comunidade escassa para trazer a esperança, mas poderia também estar fugindo do conflito.

Só que quando ele volta (se volta), pode vir abastecido de energia, de provimentos e compartilhar generosamente com os outros pérolas de sabedoria, força de dar a volta por cima para si e para quem o escutar. Buscando sentido e respostas, as lições a se aprender e a compreensão de mundo, seu vasto mundo, em que tudo tem um motivo de ser.

Como não lida bem com o limite e a dor da realidade, com seu otimismo enxerga os os problemas com um grau menor de importância e acredita que possam ser resolvidos com facilidade, o que por vezes lhe dá confiança e outras expande a crise (sem se dar conta). “Problema? Que problema? A vida é maravilhosa. É preciso seguir em frente” E racionaliza ou idealiza situações e pessoas, negando a profundidade dos conflitos ou galopando para bem longe, em viagens ou outras atividades que lhe dêem melhores estímulos. E quando se dá conta que a realidade é cheia de enredos perversos - competição, manipulação, domínios, conflitos de interesses - o leva a fortes frustrações e fracassos. A confiança extrema também pode ser uma “pegadinha”.

Sábio e conselheiro acerca do melhor comportamento possível de um ideal humano, por vezes muita teoria, pouca prática, e ideias generalizadoras como se pudessem abarcar todo e qualquer ser humano. Mas essa busca por ideias e ideais o deixam também viver aventuras e melhoramentos também, porque quem só espera nunca alcança, e sagitário vai na busca, mesmo do inalcançável e por aí vai recolhendo e vivendo experiências incríveis.

Na sua melhor condição é um viajante e com entusiasmo é capaz de carregar os outros, transmitindo alegria, confiança na expansão de si e do ser humano e no sentido da existência, o que lhe é capaz de proporcionar uma grande força do vir a ser.

Cristina Marques - Hora Estelar


Mais: @cristinamarques.horaestelar


Comentários


bottom of page