Astropsico Lua em Aquário: Necessidade de Renovar para Oxigenar
- Cristina Marques
- 30 de jan. de 2022
- 4 min de leitura

A Lua na Astrologia tem a ver com aquilo que, mesmo sem saber, inconscientemente, procuramos para nos deixar mais tranquilos e seguros. É aquela sensação de alívio, ahhh... Sabe aquele sentimento de estar se sentindo em casa, o do velho conhecido no meio de uma festa, que nos conforta e nos dá o sentimento de “pertenço a este lugar”.
Só que o interessante na Astrologia é que ela é repleta de simbolismos de toda a diversidade da psique humana. Com ela observamos que nem toda forma de segurança e conforto é igual para tod@s. Para uma lua em peixes pode ser meditação, arte, e/ou momentos de solidão e mundo interior; para uma lua em gêmeos se informar e dar uma volta e pra lua em aquário?
Celebrando a entrada da Lua Nova de Aquário (e para quem tem a Lua na Casa 11 no Mapa) neste fevereiro de 2022, o que dá conforto e segurança emocional é abrir-se a situações novas. Aqui se contradiz com aquele mecanismo lunar do já conhecido…a novidade é o que atrai e dá a sensação de bem-estar: pessoas, ideias e conceitos.
É a capacidade de poder interagir com algo novo que lhe enche de saúde emocional e equilibra seu humor. Por ser um signo de Ar, o desconhecido social e mental lhe gera uma sensação de espontaneidade e liberdade. Lidar com o imprevisível, ter uma rotina mais flexível, poder sair e chegar, e poder dizer o que se pensa (principalmente nos grupos que participa).
As palavras-chaves de Aquário (e Urano) são: Distanciamento, Rompimento e lidar com o Imprevisível. Quando se fala em Astropsicologia, para as pessoas nascidas com Lua em Aquário (e em todas as luas em signo de Ar) a resposta emocional básica é racionalizar e socializar.
Pessoas de Lua em Aquário geralmente conhecem muita gente, tem conhecidos muito diferentes entre si, é aberto para se relacionar quando chega a um lugar novo, ou quando está estudando/criando algo novo, sua relação interpessoal aumenta. As interações renovam.
São “queridas, como da família”, em diferentes lugares e com desconhecidos.
Essa impessoalidade e capacidade de lidar com o social, por outro lado, reflete um distanciamento emocional de si mesmo. Possuem dificuldade de saber o que sentem, já que a palavra é sair de si quando algo lhe afeta. Tem dificuldade com a intimidade consigo mesmo e com os outros. Quando está emocionalmente mexida, a saída é fugir para o futuro, pensando em coisas novas/vínculos novos. Já que a segurança está naquilo que não se repete.

A Lua é como a gente lida com aquilo que nos faz sofrer
O grande perigo reside no seguinte: como fogem do que sentem, muitas vezes, não sabem o que necessitam para se tornar mais contentes; não possuem a habilidade de adentrar nas suas emoções para sentir o que realmente está acontecendo, e qual é a melhor maneira de acolher para seu humor voltar a se estabilizar.
Por isso, muitas vezes, entram em zonas de instabilidade, com a sensação de não se pertencer ao lugar que se está. Param de viver no momento presente, ficam projetando o futuro, e podem sofrer de um vazio que angustia. E um sentimento de inadequação surge para lidar com as próprias intensidades emocionais.
Tão contraditórios por serem compreensivos e companheiros, pela objetividade que conseguem lidar com as emoções dos outros, ao mesmo tempo, fogem de si mesmos, tomando decisões que não correspondem ao que estão necessitando.
Estas pessoas, sociáveis e abertas ao novo, são capazes de compreender os sentimentos dos outros com extraordinária objetividade e companheirismo (e aqui dá bons terapeutas) e, por vezes, escondem uma criança angustiada que não sabe lidar com seus próprios sentimentos e necessidades, por fugir deles quando não conseguem se auto-compreender.
E para quem convive com elas, há uma sensação de vincular-se com alguém num misto de presença afetiva e ausência.
DESATANDO NÓS
Como lidar com a instabilidade da Lua em Aquário (e em aspecto intenso com Urano):
1º) Reconhecer a presença da angústia acumulada
2º) Abandonar a fantasia que é preferível experimentar o vazio (fuga)
3º) Aos poucos trabalhar para ter contato e entrega progressivos, abrir a sua intimidade com os outros sem defesa e confiando
Dica da Astróloga:
a) para quem tem a Lua (independente em que signo for) em aspecto intenso com Urano algo semelhante vai ocorrer, só que a instabilidade é mais perceptível na relação entre a casa da lua e a casa de Urano.
b) A outra dica é observar o elemento do Sol e da Lua se são compatíveis. (Ex.: Sol em signos de fogo e ar se dá melhor com a Lua em Aquário do que Sol em signos de terra e água, por serem de energia muito diferentes)
c) Outra questão é ver a casa aonde está a Lua em Aquário, que vai operar com esta qualidade - abertura para o novo e sentimento de fuga. Ex.: Se é na 5, serão seus projetos pessoais, sua maneira de se expor e o que lhe dá prazer; se é na 6, o que vai afetar é a sua rotina do dia-a-dia, seu relacionamento com colegas, o aperfeiçoamento técnico.
O Mapa Astral Natal - uma grande ferramenta de auto-descoberta para viver melhor consigo mesmo e com os outros.
E vc? Tem Lua em Aquário ou aspecto com Urano? Tem alguém que conheça e ache parecido? Compartilhe com 2 amig@s.
Abraço,
Cristina Marques - Hora Estelar
Comments