top of page
Instagram
Whatsapp

JÚPITER 2022 - PEIXES/ÁRIES BENÇÃOS DE FUGIR E A DE AGIR

Atualizado: 11 de jan. de 2022


ree

Na Astrologia, Júpiter é conhecido por ser um planeta que abençoa aonde está. Ele é o grande Deus dos Céus e, quem confia a Ele, nos presenteia com fé, esperança e otimismo de que tudo irá melhorar porque se é merecedor.

Fonte de toda a lei moral, no antigo testamento podemos perceber nas tábuas e mandamentos do profeta Moisés, na tentativa de colocar uma ordem no instinto animalesco do povo, pois estavam na completa ignorância espiritual, sem disciplina e sem ética.

Moisés precisava ser um grande legislador mas, acima disso, tinha de convencer seus seguidores de que todas as leis eram ditadas por Deus, ou eles não as aceitariam. Algumas eram realmente de inspiração divina, adaptadas para convencer pessoas mais bruscas.

Já com isso nós podemos compreender o que significa Júpiter no Mapa. O planeta do “profetizar”, ensinar e orientar, daquilo que tomamos como verdade para nos guiar (sejam leis, religiosidades, filosofias de vida, conhecimentos) que conformam uma tábua de mandamentos

Se seguirmos esses, nos sentimos protegidos e abençoados, e com impulso de que este é “o caminho”. Por isso, também podemos ser julgadores daqueles que não “respeitam as leis divinas”. Daí é que vem as brigas de conhecimento por verdades e seus “dogmas”: religiosas, políticas, filosóficas e de conhecimento superior. E que surgem grandes “profetas” para nos guiar, ensinar e orientar. E trazendo Júpiter como exemplo da realidade - típico de uma pós-graduação, que quer expandir o conhecimento sobre determinadas “leis”. E como nos sentimos protegidos pelo conhecimento, por ter uma religião e/ou um mestre/reverendo, pelas leis e regras que controlam os impulsos primitivos da sociedade.



ree

Na mitologia, Júpiter é aquele Deus namorador: desde ninfas, até mortais e imortais, sempre em busca de seu próximo desejo, sendo um eterno buscador. E como diria a grande astróloga Liz Greene: “Sempre que olhamos à nossa volta e imaginamos possibilidades maiores e melhores do que aquilo que estamos vivendo, estamos expressando Júpiter”. O maior dos fracassos é almejar pouco. Mas com isso também podemos estar sempre insatisfeitos com o que já conquistamos, e saindo a correr “riscos viajantes” e sem verificar se a mala está pronta.


Na casa e no signo aonde Júpiter se encontra (seja no Mapa Natal ou de Previsões) sentimos a sensação de estar confiantes de que essa é a verdade. Nos sentimos protegidos, entusiasmados, com vontade de ir além e de seguir, de arriscar melhores oportunidades.


Neste ano de 2022, Júpiter começa transitando pelo signo de Peixes até 10 de maio. Depois entra em Áries de maio até outubro. Em novembro e dezembro retorna para Peixes até o solstício de verão.

Peixes é aquele signo do Mar - do vasto e imenso mundo das águas nunca totalmente alcançável. Aonde habitam seres estranhos, dos mais belos e venerados como a baleia até moréias e tubarões. Pense antes das câmeras! O que será que habitaria o fundo do mar? Sereias que afundam navegadores? Ilhas habitadas por animais maravilhosos e assustadores, como nas aventuras de Simbad, o marujo?

O que habita o mar é aquele lugar aonde não conseguimos enxergar com os próprios olhos, mas com a IMAGINAÇÃO. Para os antigos, essa criatividade de lendas e mitos. Para nós, hoje, o que está revelado nas câmeras, filmes, séries…e que é capaz de nos encantar ou amedrontar. Mexendo direto com o nosso mundo interno de sentimentos, nos sendo capaz de trazer tanto imensidão e maravilhamento quanto confusão e medo.

Este mundo da imaginação nos faz fugir da realidade cotidiana por demais cansativa e chata. Quem já não ficou um sábado a tarde todo vendo uma série e tomando uma cervejinha? Ah, coisa boa…só “navegando”. E olha as religiosidades, quanta coisa boa trás em termos de paz no coração, e outras nem tanto.

Todos precisamos disso! Dessa fuga, desses momentos: do artista inspirado, do passivo que só se abre a sentir, das telas em que eu descanso, da orientação religiosa/filosófica e de ideais, do entorpecimento e vícios, de transcendência, sejam elas por que meios…e são tantos como os seres do mar. Só que essa passividade é uma coisa muito mais “Netuniana”, quando entra Júpiter ele nos pede: ação, correr atrás, assumir riscos, encontrar verdades.


Dos “mandamentos” Jupiterianos de Peixes, nos sentimos confiantes em tomar como verdades/correr atrás daquilo que pode ser imaterial e não visível (que pode ser tanto positiva, quanto negativa, depende da situação…): Tomar ATITUDES E CONHECIMENTOS com:

  • Imaginar e criar

  • Fugir da realidade e negá-la

  • Se entregar à corrente e ir a favor da maré, das tendências

  • Sentir e perceber as emoções e a empatia

  • Ser solícito e ajudar

  • Tirar momentos de contemplação e transcendência e se inspirar

  • Se unir às outras pessoas emocionalmente

  • Renúncia do Eu em prol dos outros



ree

No ano de 2022, a principal interação planetária será a conjunção de Júpiter e Netuno em Peixes. Netuno está em Peixes desde 2011 e fica até praticamente 2025.

Como é um planeta geracional, ele é o que influencia as tendências, a moda, o que leva a massa de gente a ser levada. A palavra-chave é INCLUSÃO (com o bom e o desafiador que existe nisso). E como ele está em Peixes há 11 anos, já podemos perceber claramente o que está acontecendo: a transcendência pelo bucólico, paradisíaco nas viagens, trilhas. Terapias e curas desde as alopáticas até as mais naturais ganhando força, conexão com a espiritualidade. As próprias redes sociais e essa imensidão que é a internet (aquilo que não é visível e material), a poluição que se alastra, a virulência pandêmica, a globalização e o ALASTRAMENTO e inundação de TUDO, e todas as maneiras de ILUSÃO.

A música e a imensidão de artistas e suas oportunidades, das playlists. Os filmes e séries maratonados e atingindo a quase todos. Até o dinheiro que é invisível e “fugidio”. As múltiplas drogas e sua liberação, sejam elas para cura e/ou vícios. A inclusão social, dos “deficientes” nas escolas, desde a tentativa de incluir, no que for possível, as classes mais desfavorecidas.

Agora imagina esse dois juntos! Júpiter amplificando Netuno, e os dois em Peixes! Pegue os mandamentos de peixes acima e multiplique os peixes como fez Jesus. E essa conjunção exata irá acontecer em março e abril de 2022, mas se estendendo e sentindo também ao longo do primeiro semestre.



ree

Após maio de 2022 até final de outubro, uma outra energia entra em vigor, VIGOR MESMO! Porque Júpiter transita pelo signo de Áries. Aproveite os meses até abril para navegar, porque depois a energia será de AÇÃO, uma qualidade muito mais assertiva, masculina, de ir para frente, de se colocar com coragem.

O nosso senso de confiança estará renovado por uma atitude pioneira, empreendedora. De colocar-se e por isso se destacar, de superar desafios. De sentir-se vivo sendo Herói, não para mostrar aos outros, mas para seguir em frente na corrida do destaque porque se quer chegar lá e ser o primeiro a fazer. Pode ser um período de disputadas brigas (agarrem-se que as eleições estão aí).


Dos “mandamentos” Jupiterianos de Áries, nos sentimos confiantes em tomar como verdades/correr atrás daquilo que pode gerar movimentos de iniciativas, de posicionamento (que pode ser tanto positiva, quanto negativa, depende da situação…): Tomar ATITUDES E CONHECIMENTOS com:

  • Arriscar e começar o que se queria muito

  • Posicionar-se com aquilo que se acredita

  • Ter o ímpeto de enfrentar o que te desafia

  • Colocar as suas verdades mais pessoais

  • Ter iniciativa própria e não esperar pelos outros

  • Começar mesmo sem estrutura e sem saber bem como

  • É período de pró-atividade


OLHE PARA O CÉU, SINTA O CLIMA que vem por aí. Quando um planeta exterior entra num signo ele estará trazendo essa energia para um determinado período. As crianças que nascerem nesta fase carregam isso em seu Mapa de Nascimento para o resto da vida. Mas nós, adultos, somos tocados e influenciados em determinadas casas e aspectos. Aonde será que receberás esta influência, neste 2022?


Entre em contato, aproveite a promoção de leitura, e venha fazer seu Mapa do Ano - Previsões para este ano, que eu terei o prazer de te ajudar nas suas questões.


Saiba mais clicando:



Abraço,

Cristina Marques - Hora Estelar




Comentários


bottom of page